Em resumo, serão 4 sessões, uma vez por mês cada uma, nos seguintes temas:

1- Anti-olavismo (um debate entre as refutações feitas a Olavo de Carvalho);

2- Percepção de Padrões (uma introdução à apreciação das artes, e também da percepção em si);

3- Manual do Universitário Moderno (recursos de pesquisa e compreensão de como funciona a academia e uma estrutura curricular em geral)

4- Cultura geral (como compreender o fenômeno da cultura, como se define, a relação com a academia e demais conteúdos culturais, questões gerais como para que serve literatura etc.).

Há 4 propostas de educação que conheci até o momento. Abaixo de cada uma sua respectiva síntese, na minha visão:

[1] Olavo de Carvalho
"Cultura não é só aquisição de conhecimento, é a formação de uma personalidade ao mesmo tempo arraigada na realidade histórico-social concreta e capaz de transcendê-la intelectualmente". [frase própria]

[2] Mortimer Adler
A formação de um cidadão com conhecimentos gerais. Foi o fundador do projeto The Great Books (of Western World), cujos livros de introdução podem ter o sumário conhecido aqui: Great Ideas Program. Para ele cada cidadão deve conhecer um pouco de cada área, para "saber no que consiste um elétron, sobretudo porque acabamos tendo uma ideia de que ele é algo tão real quanto uma mesa" (citação aproximada do prefácio ao volume 3, Foundations of Science and Mathematics).

[3] Câmara Cascudo
"Quem não tiver debaixo dos pés da alma a areia da sua terra não resiste aos atritos da sua viagem na vida, acaba incolor, inodoro e insípido, parecido com todos" [frase própria]

[4] Paulo Freire
"Graças às suas obras, professor, descobriu-se que os pobres têm uma pedagogia própria. Eles não produzem discursos abstratos, mas plásticos, ricos em metáforas. Não moldam conceitos: contam fatos. [...] Graças ao seu método de alfabetização, eles aprenderam que 'Ivo viu a uva' e que a uva que Ivo viu e não comprou é cara porque o país não dispõe de política agrícola adequada e nem permite que todos tenham acesso à alimentação básica" [contracapa com nota de Frei Betto à pedagogia da autonomia].


Em outras palavras, a liberal education de Mortimer Adler e a educação libertária de Paulo Freire, enquanto propostas gerais, se opõem na medida em que a 1ª procura oferecer uma concepção geral das principais ideias discutidas na cultura ocidental para "libertar" o sujeito ao lhe dar os meios de pensar essas ideias do seu modo, e a 2ª foca especificamente no aspecto econômico, tendo em vista a "libertação" da expectativa econômica do pobre permanecer pobre e o rico, rico.

Já os dois primeiros, Olavo de Carvalho, discípulo de Mortimer Adler, e Câmara Cascudo, herdeiro do modernismo brasileiro, enfocam antes de mais nada na aquisição da cultura como meio de liberdade, mas para o primeiro a cultura é sobretudo a tradição das grandes obras, com o acréscimo de tomar consciência do diálogo em si para posicionar-se ainda mais livremente sobre seu curso, o segundo enfoca mais propriamente na cultura local, percebendo nela as raízes ocidentais e/ou universais.

Cada qual a seu modo, vê-se de longe minha preferência, mas tentei, dentro dos meus conhecimentos, montar uma proposta que abrangesse, sobretudo Câmara Cascudo, mas com menos ênfase no folclore tal como expresso em si do que para os padrões que ele descobriu e nunca enfatizou.

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Referências mencionadas:

[1] http://blogadhominem.blogspot.com/2013/11/ad-hominem-entrevista-olavo-de-carvalho.html

[2] http://blogadhominem.blogspot.com/2012/12/ad-hominem-entrevista-rodrigo-gurgel.html

[3] Ler, falar e entender uma língua estrangeira


Links úteis:

(A) Cursos de Cultura:

[1] [url=Luiz Carreira - Como ler obras de arte]https://institutoborborema.com/obrasdearte/[/url]
[2] Curso Formas Musicais - OSESP
[3] Thiago d'Souza - Como ouvir e entender música
[4] Núcleo de Formação - Brasil Paralelo. Ver a sessão Arte
[5] ICLS - Luiz Branco - a arte de ver
[6] Felipe Scagliusi - Aprendendo Piano
[7] Formação Online - Instituto Borborema
[8] Rafael Falcón - Cursos [sobretudo Os Graus de Letramento, Curso de Latim Online e Para Ler Poesia]
[9] Ronald Robson - ver Convivium

(B) Material extra:
Aprendendo a escrever [artigo do Olavo sobre a "língua literária"]

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